Pular para o conteúdo principal

A responsabilidade da Arquitetura Hospitalar

  A responsabilidade da Arquitetura Hospitalar



"Tudo requer muito estudo e técnica", diz a arquiteta Dorys Daher, pós- graduada na área





A ampliação do atendimento médico público, e o consequente maior volume de obras no setor nas últimas décadas, foram certamente a motivação para a discussão de projetos, normas e modelos de hospitais no Brasil. Com o passar do tempo, ficou clara a necessidade de especialização no setor, surgindo o que se convencionou chamar de Arquitetura Hospitalar.


Muito além do design, os projetos no setor de saúde devem primar pela garantia da funcionalidade, espaços acessíveis, humanizados, que resultem no bem-estar e segurança de pacientes e profissionais da área. Assim, a Arquitetura Hospitalar é um ramo absolutamente específico dentro da Arquitetura e, para atuar nesta área, o profissional precisa de conhecimentos e competências direcionadas para esta prática.


"Tudo isso é muito amplo e é preciso ficar atento a todas essas questões da Arquitetura, ou seja, juntar a técnica e a arte e suas especificidades na área de saúde", comenta a arquiteta Dorys Daher, do escritório DG Arquitetura (www.dgarquitetura.com.br), em Ipanema, no Rio de Janeiro. 


Depois de formada, Dorys passou a ter alguns projetos ligados à área da saúde e decidiu se aprofundar nesse nicho. "Na época não me senti à vontade e vi a necessidade de conhecer mais sobre os processos específicos de cada especialidade. São muitos itens específicos a serem observados para uma clínica oftalmológica, de cardiologia ou de imagem, por exemplo".


A profissional fez parte da primeira turma de pós-graduação em Arquitetura Hospitalar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2007, quando estudou aspectos a serem aplicados a qualquer ambiente relacionado à saúde, como consultórios, clínicas médicas, de estética e outras atividades que envolvam questões normativas da Anvisa.


"São questões relativas à ventilação, refrigeração e iluminação, entre outras; em um hospital isso é fundamental. Há aspectos ainda como revestimentos específicos, não porosos, que sejam de fácil descontaminação. Tudo requer muito estudo e técnica", acrescenta.


"Costumamos dizer que a Arquitetura não cura, mas ajuda no processo. Criam-se espaços integrados, de bem-estar, que são funcionais e ao mesmo tempo providos de elementos que diminuem a possibilidade de contaminação, com maior ventilação, luz natural do sol, aliando à construção inteligência e tecnologia, com a atuação de uma equipe multidisciplinar que se junta para resolver todas as questões e atender as normas envolvidas".






Divulgação
Estudo para área  de ventilação e iluminação natural para clinica de Oftalmologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte ativista

             Arte ativista Por: Clarisse da Costa Arte é um ativismo de coisas, ela vai de encontro com vários movimentos artísticos,  culturais, de diversos gêneros. Seja este movimento democrático ou não. Mas antes de eu seguir com o assunto é preciso dizer o que é arte ativista. Arte  ativista é uma expressão artística que tem como objetivo provocar reflexões e  também confrontar questões sociais. O artista usa de sua arte formas expressivas  para colocar em pauta assuntos importantes de cunho social, executando suas  manifestações de forma crítica. Entretanto, nesse meio artístico temos o termo ‘’ativismo’’ e o termo ‘’artevismo”. E  qual a diferença? Talvez não seja possível encontrar muita diferença entre os dois  termos. Primeiro que o termo “artevismo” é algo novo que não é do conhecimento  de todos. O ativismo é a ação de defender algo. O artevismo é a junção de duas  palavras, a palavra arte com a ...

𝐉𝐔𝐒𝐓𝐈Ç𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐅𝐈𝐑𝐌𝐀: 𝐄𝐗-𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐀𝐃𝐎𝐑 𝐁𝐄𝐓𝐎 𝐑𝐈𝐂𝐇𝐀 É 𝐅𝐈𝐂𝐇𝐀 𝐋𝐈𝐌𝐏𝐀

    𝐉𝐔𝐒𝐓𝐈Ç𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐅𝐈𝐑𝐌𝐀: 𝐄𝐗-𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐀𝐃𝐎𝐑 𝐁𝐄𝐓𝐎 𝐑𝐈𝐂𝐇𝐀 É 𝐅𝐈𝐂𝐇𝐀 𝐋𝐈𝐌𝐏𝐀 A Justiça confirmou nesta semana que o ex-governador e atual deputado federal Beto Richa está plenamente ficha limpa. Certidões emitidas em todas as instâncias – Estadual, Federal e Eleitoral – comprovam que não há qualquer condenação que o torne inelegível, garantindo sua total aptidão para disputar futuras eleições. Richa, que atualmente representa o Paraná na Câmara dos Deputados, foi o único governador a visitar todos os 399 municípios do estado por duas vezes, aproximando a gestão estadual das comunidades e promovendo investimentos em áreas como infraestrutura, educação e saúde. As últimas pesquisas eleitorais colocam Beto Richa em segundo lugar na corrida para o Governo do Paraná em 2026, atrás apenas de Sergio Moro, demonstrando sua força e relevância no cenário político estadual. Fotos: Divulgação Fonte: Blog Revista Total

Exposição em Búzios

                     E xposição em Búzios  -Na chamada da Terra, ao sentir seus rios sangrando e seus mares clamando, nasceu o projeto Mares, Rios e Cores- Dino Faria - Fragmentos Marinhos   A  Art100 Gallery , em parceria com a  Galeria N1  em Búzios, dá início à 3ª exposição da série  “Mares, Rios e Cores” . Sob a curadoria de Angela de Oliveira, a exposição tem início em 28 de julho e segue em exibição até 28 de agosto de 2024 na galeria localizada no  Shopping N1 , em Búzios - RJ. O mergulho proposto por  “Mares, Rios e Cores”  adentra as profundezas da memória e da emoção, convidando o público a explorar a conexão com a natureza por meio das obras de renomados artistas, reconhecidos por sua capacidade de capturar a essência da experiência humana. Esses artistas apresentam uma série de trabalhos que despertam sentimentos enquanto questionam a essência da identidade brasileira e global...