Pular para o conteúdo principal

ACLASP PROMOVE CERIMÔNIA EM TRIBUTO À PRINCESA ISABEL NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SAO PAULO

     ACLASP PROMOVE CERIMÔNIA EM TRIBUTO À PRINCESA ISABEL NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SAO PAULO


Por: Sula Costa



Aconteceu neste último 11 de abril de 2023 ,uma cerimônia de homenagem Diploma Princesa Isabel promovida pela Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo (Aclasp) Diploma Princesa Isabel na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). Entre os homenageados estavam personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação e que contribuíram para o desenvolvimento do país.


Logo no início do evento, o presidente da Aclasp, Roberto Ferrari, fez questão de ressaltar a participação efetiva da princesa Isabel no processo que pôs fim à escravatura no Brasil [foi ela quem assinou a lei Áurea, em 13 de maio de 1888] e o seu papel para o desenvolvimento do País. Ferrari ressaltou que, mesmo com as recentes releituras sobre fatos do passado, nada pode tirar a importância dessa personagem para a história do Brasil e que tudo deve ser colocado em um devido contexto temporal. Sendo assim, seu nome continuará na honraria.


"A princesa Isabel deve ser sempre lembrada como uma das maiores mulheres do século 19 e não podemos julgar ações de tempos passados com a visão do século 21. Seria um erro imenso se fizéssemos isso", afirmou.


O cônsul-geral adjunto de Portugal, Jorge Longa Marques, foi um dos homenageados pela sua atuação na promoção das relações entre Brasil e Portugal. A vice-presidente da Fundação UIysses Guimarães, Ana Paula Junqueira, também recebeu o diploma em reconhecimento pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento social do país.


Richard Manoel Ferreira, diretor do Social, grupo organizado do setor privado que desenvolve iniciativas para a geração de renda, foi outro homenageado. Sua contribuição para a criação de oportunidades de trabalho e renda para as comunidades carentes foi reconhecida pela Aclasp.




A atriz de teatro e televisão Myrian Rios também foi agraciada com o diploma em reconhecimento pelos seus 45 anos de carreira e pela sua contribuição para a cultura brasileira. Sua presença na cerimônia foi um momento de emoção para todos os presentes.




Além dos homenageados mencionados, a artista plástica Elizete Duran também recebeu o diploma. Sua obra é reconhecida internacionalmente e ela é uma referência na arte contemporânea brasileira.


A noite de cerimônia Diploma Princesa Isabel foi um momento de celebração e reconhecimento para as personalidades homenageadas e para a cultura brasileira como um todo. A Aclasp cumpriu seu papel em reconhecer o trabalho e a contribuição de figuras importantes da sociedade, promovendo assim uma cultura de valorização do mérito e da excelência.



Fonte: Sula Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte ativista

             Arte ativista Por: Clarisse da Costa Arte é um ativismo de coisas, ela vai de encontro com vários movimentos artísticos,  culturais, de diversos gêneros. Seja este movimento democrático ou não. Mas antes de eu seguir com o assunto é preciso dizer o que é arte ativista. Arte  ativista é uma expressão artística que tem como objetivo provocar reflexões e  também confrontar questões sociais. O artista usa de sua arte formas expressivas  para colocar em pauta assuntos importantes de cunho social, executando suas  manifestações de forma crítica. Entretanto, nesse meio artístico temos o termo ‘’ativismo’’ e o termo ‘’artevismo”. E  qual a diferença? Talvez não seja possível encontrar muita diferença entre os dois  termos. Primeiro que o termo “artevismo” é algo novo que não é do conhecimento  de todos. O ativismo é a ação de defender algo. O artevismo é a junção de duas  palavras, a palavra arte com a ...

Exposição em Búzios

                     E xposição em Búzios  -Na chamada da Terra, ao sentir seus rios sangrando e seus mares clamando, nasceu o projeto Mares, Rios e Cores- Dino Faria - Fragmentos Marinhos   A  Art100 Gallery , em parceria com a  Galeria N1  em Búzios, dá início à 3ª exposição da série  “Mares, Rios e Cores” . Sob a curadoria de Angela de Oliveira, a exposição tem início em 28 de julho e segue em exibição até 28 de agosto de 2024 na galeria localizada no  Shopping N1 , em Búzios - RJ. O mergulho proposto por  “Mares, Rios e Cores”  adentra as profundezas da memória e da emoção, convidando o público a explorar a conexão com a natureza por meio das obras de renomados artistas, reconhecidos por sua capacidade de capturar a essência da experiência humana. Esses artistas apresentam uma série de trabalhos que despertam sentimentos enquanto questionam a essência da identidade brasileira e global...

Moda aliada à sustentabilidade

            Moda aliada à sustentabilidade Bamou e VemVem lançam nova coleção de sapatos veganos, durante o maior festival de forró do mundo, realizado em Dunas de Itaúnas (ES), e aposta em parceria com dançarinos profissionais Tênis veganos VemVem Bamou - Crédito Baeuai O mercado têxtil, que movimenta 2,4 trilhões de dólares anuais e cresceu 5,5% ao ano na última década, enfrenta grandes desafios ambientais. De acordo com o relatório “ A New Textiles Economy: Redesigning Fashion’s Future ” da Ellen MacArthur Foundation, a cada segundo, um caminhão de sobras de tecido é descartado ou queimado, resultando em um desperdício anual de 500 bilhões de dólares. A indústria da moda é responsável por 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano, superando a aviação comercial e a indústria naval juntas. Além disso, anualmente, 85% dos têxteis vão para o lixo, agravando problemas ambientais como a produção de chorume e biogás em aterros sanitários,  ...