Pular para o conteúdo principal

EM MATÉRIA DE MARKETING POLÍTICO MARCELO MESQUITA É UM PROFISSIONAL FORA DA CURVA

        EM MATÉRIA DE MARKETING POLÍTICO MARCELO MESQUITA É UM PROFISSIONAL FORA DA CURVA


Por: Marcos Lima




A realização de um sonho é o desejo de todos que têm capacidade de sonhar. É esta a principal qualidade de Marcelo Mesquita: capacidade de sonhar.

E os seus sonhos o transformaram num profissional fora da curva, no segmento do Marketing Político.

Foi de um sonho da adolescência, com o desejo de projetar sua cidade com um veículo de comunicação que Mesquita, em 2004, lançou a Revista Total.

Ele alimentou o seu sonho lendo regularmente a Revista Veja, que admirava.

Paralelamente a este sonho, Marcelo também lia tudo que era notícia sobre política.

Então, quando resolveu lançar a sua revista ele também decidiu que o seu foco principal seria política.

Em menos de um ano, após o lançamento, a revista ultrapassou os limites da ‘Terra das Tabocas’, se alastrando por todo o Estado de Pernambuco, passando a ser distribuída em prefeituras, instituições públicas, empresas privadas e para várias pessoas que pediam exemplares da revista.

Em dezembro de 2018, ao lançar a Edição 103, com matéria de capa de José Mucio, em sua posse no TCU, Marcelo recebeu de um grande empresário do Distrito Federal o convite para instalar uma sucursal da revista em Brasília.

Dali para o resto do Brasil foi um pulo e, em 2019, a revista passava a ser distribuída em São Paulo, no Rio de Janeiro e foi numa crescente até atingir os 18 estados em que hoje ela é distribuída, continuando com sua expansão.

Marcelo tem pressa em levar o periódico, que começou como a ‘Revista dos Municípios Pernambucanos”, e hoje é a ‘Revista dos Municípios Brasileiros’, para o resto do Brasil.

Além da sua pressa, da sua vontade, há também os compromissos firmados com interessados – empresários, políticos, profissionais da Comunicação – que querem a chegada da revista a seus estados.

Em 2006, Marcelo, recém-chegado de uma viagem ao sul do país, onde teve várias reuniões com diversos marqueteiros e publicitários, inclusive do exterior, trouxe na bagagem um novo produto: um sistema de medição de intenções de votos que já existia na Europa e na América do Norte, denominado de Futurismo.

E ele lançou o sistema justamente no início da campanha de Eduardo Campos que contava, então, com menos de 3% das intenções de votos dos pernambucanos para o cargo de governador de Pernambuco.

Utilizando os Estudos Técnicos, o método utilizado pelo Futurismo para medições de intenções, que é um método diferente do utilizado pelos institutos de pesquisa, Marcelo publicou uma edição da Revista Total afirmando que Eduardo seria o vencedor daquelas eleições.

Campos ganhou, tornou-se governador de Pernambuco, e Marcelo passou a ser olhado, a princípio timidamente e, já a partir de 2008, após o grande índice dos acertos nas eleições municipais, com grande interesse de políticos, estudiosos da Ciência Política, jornalistas do segmento e todos que se envolvem ou se interessam por política.

Daí a dar início às prestações de assessoria política a candidatos foi um pulo.

E Marcelo, à medida que aumentava a procura de interessados por suas previsões, buscava se capacitar ainda mais nessa área da Ciência Política, o Marketing Político, transformando-se no que é hoje: um dos melhores e mais capazes marqueteiros políticos do país, assediado por políticos de todas as regiões do Brasil, que o consultam eventualmente ou contratam seus serviços de assessoria política e planejamento de projetos para eleições e reeleições.

Hoje, com um excelente trânsito em Brasília, sempre realizando reuniões com empresários, com ministros, com políticos e profissionais de diversos outros segmentos, Marcelo Mesquita formou uma rede de parceiros e amigos na Capital Federal.

Entre esses, profissionais do jornalismo político, empresários, políticos, candidatos a cargos políticos, formando um network que conta com nomes importantes de todos os segmentos, inclusive muitos empresários da área de pesquisas políticas, como o Murilo Hidalgo, diretor-presidente do Instituto Paraná Pesquisas, seu amigo particular.

Um novo produto

Na segunda quinzena de maio, Marcelo estará iniciando mais um giro pelo Brasil, viajando ao Paraná, onde fará a entrega de troféus a personalidades empresariais e políticas em Maringá; ao Rio de Janeiro, fazendo o mesmo em Maricá e mais outras cidades, até pousar em Brasília.

Na Capital Federal, ele estará lançando um novo produto que irá revolucionar o segmento da assessoria política, que já vem sendo solicitado por várias personalidades políticas do País.
E, na volta a Pernambuco, ele estará realizando o mesmo lançamento em nosso Estado.

Com certeza, Marcelo Mesquita estará, como em 2006, trazendo para o Brasil mais um forte e relevante produto de marketing político, que revolucionará o mercado interno.

É esperar para ver!


Fonte: Marcelo Mesquita/Portal Difusão Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte ativista

             Arte ativista Por: Clarisse da Costa Arte é um ativismo de coisas, ela vai de encontro com vários movimentos artísticos,  culturais, de diversos gêneros. Seja este movimento democrático ou não. Mas antes de eu seguir com o assunto é preciso dizer o que é arte ativista. Arte  ativista é uma expressão artística que tem como objetivo provocar reflexões e  também confrontar questões sociais. O artista usa de sua arte formas expressivas  para colocar em pauta assuntos importantes de cunho social, executando suas  manifestações de forma crítica. Entretanto, nesse meio artístico temos o termo ‘’ativismo’’ e o termo ‘’artevismo”. E  qual a diferença? Talvez não seja possível encontrar muita diferença entre os dois  termos. Primeiro que o termo “artevismo” é algo novo que não é do conhecimento  de todos. O ativismo é a ação de defender algo. O artevismo é a junção de duas  palavras, a palavra arte com a ...

Exposição em Búzios

                     E xposição em Búzios  -Na chamada da Terra, ao sentir seus rios sangrando e seus mares clamando, nasceu o projeto Mares, Rios e Cores- Dino Faria - Fragmentos Marinhos   A  Art100 Gallery , em parceria com a  Galeria N1  em Búzios, dá início à 3ª exposição da série  “Mares, Rios e Cores” . Sob a curadoria de Angela de Oliveira, a exposição tem início em 28 de julho e segue em exibição até 28 de agosto de 2024 na galeria localizada no  Shopping N1 , em Búzios - RJ. O mergulho proposto por  “Mares, Rios e Cores”  adentra as profundezas da memória e da emoção, convidando o público a explorar a conexão com a natureza por meio das obras de renomados artistas, reconhecidos por sua capacidade de capturar a essência da experiência humana. Esses artistas apresentam uma série de trabalhos que despertam sentimentos enquanto questionam a essência da identidade brasileira e global...

Moda aliada à sustentabilidade

            Moda aliada à sustentabilidade Bamou e VemVem lançam nova coleção de sapatos veganos, durante o maior festival de forró do mundo, realizado em Dunas de Itaúnas (ES), e aposta em parceria com dançarinos profissionais Tênis veganos VemVem Bamou - Crédito Baeuai O mercado têxtil, que movimenta 2,4 trilhões de dólares anuais e cresceu 5,5% ao ano na última década, enfrenta grandes desafios ambientais. De acordo com o relatório “ A New Textiles Economy: Redesigning Fashion’s Future ” da Ellen MacArthur Foundation, a cada segundo, um caminhão de sobras de tecido é descartado ou queimado, resultando em um desperdício anual de 500 bilhões de dólares. A indústria da moda é responsável por 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano, superando a aviação comercial e a indústria naval juntas. Além disso, anualmente, 85% dos têxteis vão para o lixo, agravando problemas ambientais como a produção de chorume e biogás em aterros sanitários,  ...