Pular para o conteúdo principal

Adolescente enfrenta revolução sangrenta na Romênia pós Segunda Guerra Mundial

      Adolescente enfrenta revolução sangrenta na Romênia pós Segunda Guerra Mundial


Livro é escrito por Ruta Sepety, autora de ficção histórica best-seller do The New York Times e publicado pela Alta Novel


Divulgação | Alta Novel Editora



As feridas da Segunda Guerra Mundial talvez nunca sejam totalmente cicatrizadas. Parte do horror seguiu por muitos anos após o período catastrófico. A Romênia foi um dos locais que vivenciou uma situação precária na época pós-guerra: os romenos estavam sob um regime ditatorial tirânico, com privações de necessidades básicas como comida e moradia.


No romance histórico O Fim dos Sussurros, lançamento da Alta NovelRuta Sepetys se debruçou em longas pesquisas para contar a história da Romênia a partir de um lado pouco conhecido de uma nação definida pelo silêncio, pela dor e persistência inabalável do espírito humano. Os cidadãos deste local eram estoicos e resilientes, mas cerca de 20 milhões de pessoas sofreram com o terror da tirania.


O Fim dos Sussurros é protagonizado pelo personagem Cristian Florescu, de 17 anos, que deseja se tornar um escritor. Contudo, os romenos não são livres para ter sonhos — eles estão aprisionados por regras e violência. O jovem vive em um país o qual o presidente mostrava ao mundo um cenário, mas na realidade o povo vivenciava outro: ditadura e fome.


O agente tinha um arquivo. Quem havia me delatado? Por cima do ombro, olhei rapidamente para as sombras. Eu estava sendo seguido? Eu ainda não sabia a verdade: muitos de nós estávamos sendo seguidos. A noite chegou entre nuvens dispersas. O céu estava negro e sem luz. Edifícios altos e cinzentos se erguiam em cada lado da rua, me oprimindo. Morar em Bucareste era como viver em uma fotografia em preto e branco. A vida em tons frios e monocromáticos. Você sabia que havia cor em algum lugar além da paleta de cimento e carvão da cidade, mas não conseguia chegar até lá – além do cinza. Até minha culpa tinha um gosto cinza, como se eu tivesse engolido um punhado de fuligem. Será que era algo tão cruel como parecia?

(O Fim dos Sussurros, p. 14)


Divulgação | Alta Novel Editora


Em meio à ditadura de Nicolae Ceaușescu, cercado por isolamento e medo, Cristian passa a ser chantageado pela polícia secreta para que se torne um informante. Ele tem apenas duas opções: trair tudo e todos que ama ou usar sua posição para enfraquecer o ditador notoriamente mais cruel da Europa Oriental, revelar ao mundo o que está acontecendo em seu país e lutar por mudanças.


Neste enredo, Ruta Sepetys – publicada em mais de 70 países – compartilha com o leitor momentos reais da história e, ao mesmo tempo, os envolve em uma trama emocionante ao retratar personagens que enxergam a esperança até nos dias mais sombrios.


A comovente mistura de ficção e realidade é a marca de O Fim dos Sussurros. A autora, que já foi convidada para discursar na OTAN, no Parlamento Europeu e no Capitólio dos Estados, descreve de forma singular como este período na Romênia foi uma revolução sangrenta que terminou com um governo não muito melhor do que aquele derrubado.


Ficha técnica:

Título: O Fim dos Sussurros
Autor: Ruta Sepetys
Editora: Alta Novel
ISBN: 9788550819334
Páginas: 320
Formato:  23 cm x 16 cm
Preço: R$ 64,90
Link de venda: Amazon e E-commerce da editora


Divulgação | Alta Novel Editora


Sobre a autora: Ruta Sepetys é autora de ficção histórica, best-seller do New York Times, publicada em mais de 40 idiomas. Ela venceu ou foi indicada para mais de quarenta premiações e foi citada em mais de sessenta listas de premiações estaduais. Vencedora da Medalha Carnegie, é apaixonada pelo poder que a história e a literatura têm de trazer consciência e conexão globais. Ela já discursou em diversas embaixadas pelo mundo.


Acompanhe o perfil da autora no Instagram: @rutasepetysauthor


Acompanhe o perfil da editora no Instagram: @altanoveleditora


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte ativista

             Arte ativista Por: Clarisse da Costa Arte é um ativismo de coisas, ela vai de encontro com vários movimentos artísticos,  culturais, de diversos gêneros. Seja este movimento democrático ou não. Mas antes de eu seguir com o assunto é preciso dizer o que é arte ativista. Arte  ativista é uma expressão artística que tem como objetivo provocar reflexões e  também confrontar questões sociais. O artista usa de sua arte formas expressivas  para colocar em pauta assuntos importantes de cunho social, executando suas  manifestações de forma crítica. Entretanto, nesse meio artístico temos o termo ‘’ativismo’’ e o termo ‘’artevismo”. E  qual a diferença? Talvez não seja possível encontrar muita diferença entre os dois  termos. Primeiro que o termo “artevismo” é algo novo que não é do conhecimento  de todos. O ativismo é a ação de defender algo. O artevismo é a junção de duas  palavras, a palavra arte com a ...

𝐉𝐔𝐒𝐓𝐈Ç𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐅𝐈𝐑𝐌𝐀: 𝐄𝐗-𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐀𝐃𝐎𝐑 𝐁𝐄𝐓𝐎 𝐑𝐈𝐂𝐇𝐀 É 𝐅𝐈𝐂𝐇𝐀 𝐋𝐈𝐌𝐏𝐀

    𝐉𝐔𝐒𝐓𝐈Ç𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐅𝐈𝐑𝐌𝐀: 𝐄𝐗-𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐀𝐃𝐎𝐑 𝐁𝐄𝐓𝐎 𝐑𝐈𝐂𝐇𝐀 É 𝐅𝐈𝐂𝐇𝐀 𝐋𝐈𝐌𝐏𝐀 A Justiça confirmou nesta semana que o ex-governador e atual deputado federal Beto Richa está plenamente ficha limpa. Certidões emitidas em todas as instâncias – Estadual, Federal e Eleitoral – comprovam que não há qualquer condenação que o torne inelegível, garantindo sua total aptidão para disputar futuras eleições. Richa, que atualmente representa o Paraná na Câmara dos Deputados, foi o único governador a visitar todos os 399 municípios do estado por duas vezes, aproximando a gestão estadual das comunidades e promovendo investimentos em áreas como infraestrutura, educação e saúde. As últimas pesquisas eleitorais colocam Beto Richa em segundo lugar na corrida para o Governo do Paraná em 2026, atrás apenas de Sergio Moro, demonstrando sua força e relevância no cenário político estadual. Fotos: Divulgação Fonte: Blog Revista Total

Moda aliada à sustentabilidade

            Moda aliada à sustentabilidade Bamou e VemVem lançam nova coleção de sapatos veganos, durante o maior festival de forró do mundo, realizado em Dunas de Itaúnas (ES), e aposta em parceria com dançarinos profissionais Tênis veganos VemVem Bamou - Crédito Baeuai O mercado têxtil, que movimenta 2,4 trilhões de dólares anuais e cresceu 5,5% ao ano na última década, enfrenta grandes desafios ambientais. De acordo com o relatório “ A New Textiles Economy: Redesigning Fashion’s Future ” da Ellen MacArthur Foundation, a cada segundo, um caminhão de sobras de tecido é descartado ou queimado, resultando em um desperdício anual de 500 bilhões de dólares. A indústria da moda é responsável por 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano, superando a aviação comercial e a indústria naval juntas. Além disso, anualmente, 85% dos têxteis vão para o lixo, agravando problemas ambientais como a produção de chorume e biogás em aterros sanitários,  ...