Pular para o conteúdo principal

Livremente inspirado a partir de “A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência” de Barbara Gancia.

     Livremente inspirado a partir de “A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência” de Barbara Gancia.


A luta contra o alcoolismo é o tema central da montagem que traz ainda reflexões de Marisa em um texto emocionante e cheio de pitadas cômicas




“Há pessoas cujas vidas imploram para ser escritas”. Este pequeno trecho, de autoria do sempre genial Ruy Castro, foi extraído do prefácio de “A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência” (Editora  Planeta), a celebradíssima autobiografia em que a escritora e jornalista Barbara Gancia expõe de peito aberto um tema de sua vida, que é tabu até hoje para muitos: a luta contra o alcoolismo.


E como há pessoas cujas vidas imploram também para ser representadas e ganhar novos contornos, as tragicômicas histórias dos mais de 30 anos de dependência do álcool e suas consequências contadas no livro, finalmente ganham os palcos em “Barbara”, um espetáculo solo estrelado por Marisa Orth. Em Uberlândia a apresentação acontece nos dias 05, 06 e 07 de abril, no Teatro Municipal, na sexta e sábado (às 20h) e no domingo (às 18h).


Dada a imensa repercussão que o livro causou desde seu lançamento, bem como as inúmeras e necessárias palestras que Barbara Gancia tem feito sobre o tema nos últimos anos, o desafio da montagem sempre foi o de não realizar uma simples transposição para o palco. “Como encenar algo já definitivo e maravilhosamente relatado em um livro tão celebrado? Ao mesmo tempo em que pensávamos nisso, sempre tivemos convicção absoluta que essa narrativa honesta de ‘Saideira’ tem uma força cênica e precisava ganhar a linguagem do palco para tocar outros públicos”, diz Marisa Orth.


A solução criada pelo diretor e idealizador do projeto, Bruno Guida, apostou em recursos cênicos simples e no jogo com a plateia, elementos que somente o teatro pode oferecer. Com uma dramaturgia livremente inspirada no livro, a autora Michelle Ferreira, utiliza algumas situações extraídas do livro, bem como inventa outras histórias, para dar forma à essa "nova Barbara ficcional”. “Bárbara” ganhou, assim, uma encenação limpa, privilegiando o trabalho de atriz em um texto forte, cômico e ao mesmo tempo emocionante.




Toda narrativa será de desconstrução e os elementos cênicos colaboram nesse sentido. O espetáculo conta com Direção de Movimento e Suporte Cênico de Fabricio Licursi, Direção de Arte de Gringo Cardia, Figurinos de Fause Haten, Designer de Luz de Guilherme Bonfanti, Trilha Original de André Abujamra e Fotos de Bob Wolfenson. A Realização é da Palco 7 Produções, de Marco Griesi e Solo Entretenimento, de Daniella Griesi.


Marisa Orth é uma das atrizes mais versáteis de sua geração, com imensa contribuição na TV, Teatro Musical, Cinema e Música, Marisa volta às suas origens para comemorar a data. "Bárbara vai ser um exercício para mim de multitarefas, eu como atriz posso estar me exercitando, em tantas frequências: tem bastante humor, tem papo reto com a plateia, tem um trabalho de composição corporal, explorando coisas que eu sempre desejei fazer e mesmo assim é uma peça simples, é uma peça de 'contação' de uma história que a gente achou relevante, emocionante e que nos inspirou a criar uma outra história. Estou muito entusiasmada”, reflete.




 

FICHA TÉCNICA

Elenco: Marisa Orth

Idealização e Direção: Bruno Guida

Dramaturgia: Michelle Ferreira

Direção de Arte: Gringo Cardia

Cenografia: Anna Turra

Designer de Luz: Guilherme Bonfanti

Figurino: Fause Haten

Visagismo: Eliseu Cabral

Trilha original: André Abujamra

Direção de Movimento e suporte cênico: Fabricio Licursi

Assistente de direção: Mayara Constantino
Fotos: Bob Wolfenson
Operador de Som: Randal Juliano
Operador de Luz: André Pierre
Camareira: Rosa Passe
Diretor de Palco: Denis Nascimento
Redes Sociais: André Massa
Designer: Kelson Spalato
Estratégia Digital: Matheus Resende
Produção Executiva: Bila Bueno
Direção de Produção: Marco Griesi e Daniella Griesi
Assessoria de Imprensa: Motisuki PR
Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães

Produção: Palco 7 Produções e Solo Entretenimento
Produção local: Uberlândia na Rota da Cultura – Carlos Guimarães e Maíra Pelizer


 

SERVIÇO:

Peça: Bárbara

Quando: 05, 06 e 07 de abril 2024 – Sexta-feira, sábado e domingo

Horário: Sexta e sábado (às 20h) e no domingo (às 18h).

Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.

Vendas antecipadas:

- Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência)

https://megabilheteria.com/evento?id=20240213141602

Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 14h aos sábados - estacionamento conveniado ao lado)

Sala Uberlândia na Rota das Cultura, Uberlândia Shopping - Av. Paulo Gracindo, 15, segundo piso, próximo ao Café do Ponto.

Classificação:  14 anos

Duração: 70 minutos

Gênero: Comédia dramática

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prêmio Comunicação e Destaque Brasil/Europa, apresentado pelo produtor Billy Jackson

                Prêmio Comunicação e Destaque Brasil/Europa, apresentado pelo produtor Billy Jackson Romildo dos Santos , conhecido por Billy Jackson, entregará no dia 18 de março, às 21h, no Hotel Faial, em Florianópolis, Santa Catarina, o  Prêmio Comunicação e Destaque   para personalidades do ano e destaques empresariais. No dia terá apresentação do saxofonista Carlos Miranda. (Hotel Faial Prime - Crédito de foto 1: Prestigia.com, Crédito de 2: PPN) No dia 05 de abril, na Assembleia Legislativa de São Paulo, terá uma Cerimônia e Coquetel do Prêmio Comunicação e Destaque, a partir das 18 horas. Com apresentação de Rogério Moretto da TV Gazeta e da Orquestra Triunfal. No dia 13 de abril, será a Bordo do Navio Costa Favolosa num Cruzeiro Santos e Marselha.  No dia 10 de maio, às 20h,  a entrega será um jantar de gala, na Petiscaria Atasca, em Montijo, Portugal.  No dia 17 de junho, às 19h, será um jantar de gala, no Restaurante Churrascaria El Gaúcho, no Porto Banus, na Espanha. Neste

Roberto Rowntree lança o documentário 37 Primaveras no Mato Grosso

  Roberto Rowntree lança o documentário 37 Primaveras no Mato Grosso  Nesta foto está o apresentador do Agrovip Roberto Rowntree, Nadjan Pinho produtora do programa, Heleno Moura fotografo e César Gandolfi - Divulgação Dia 21 de agosto, no Cine Teatro Vila Rica, em Primavera do Leste, ocorreu a estreia do documentário 37 primaveras do diretor Roberto Rowntree. No evento estiveram presentes várias autoridades da cidade e do estado. Além de pessoas ligadas ao audiovisual local. O documentário que conta a história da cidade de Primavera do Leste contou com os depoimentos de alguns dos pioneiros que desbravaram a região e contribuíram para seu crescimento, transformando a cidade uma das maiores potências do agronegócio no estado de mato grosso e do país. O documentário foi feito por meio de um árduo trabalho de pesquisa, recuperando material fotográfico e audiovisual de época. E foi muito elogiado pelos habitantes da região. Roberto Rowntree e o prefeito Ademir Gois - Divulgação A produção

Coletiva em Corumbau discute a relação arte e natureza

  A curadora e empresária Rosita Cavenaghi organiza em Corumbau na Bahia, uma exposição inédita que foca nas relações entre arte e natureza. Neste paraíso, em uma das praias mais bonitas e sossegadas do Brasil, cuja extensão é de 3 km sendo permanentemente deserta, a curadora conta que a exposição coletiva se dará na Pousada Vila do Sol que oferece vista da montanh a onde conforto e natureza se entrelaçam. A mostra de arte leva o nome de ARTE SOB NATUREZA e acontece de 10 de janeiro a 10 de abril, em temporada especial. A galerista, que responde pela Art A3 Gallery em São Paulo, conta que Corumbau possui uma série de resorts que recebe uma grande variedade de turistas, muitos deles, internacionais.   Motivo pelo qual Rosita vai apresentar trabalhos de alguns dos artistas que representa, entre eles Amin, Ara Vilela, Elisabeth Wortsman, Gisele Faganello, Ju Barros, Juliana Araújo, Marcelo Neves, Paulo Vitor, RKovacs, Ricardo Munoz e Sophie Reitermann. Todos com uma trajetória inte