Pular para o conteúdo principal

Leonardo Abrahão: O Psicólogo de Uberlândia que Conquista o Brasil com Iniciativas Pioneiras em Saúde Mental

 Leonardo Abrahão: O Psicólogo de Uberlândia que Conquista o Brasil com Iniciativas Pioneiras em Saúde Mental


Criador do Janeiro Branco ressalta a relevância da prevenção e do autocuidado





No dia 27 de agosto, Dia do Psicólogo, a cidade de Uberlândia tem um motivo a mais para celebrar a data: a trajetória de Leonardo Abrahão, psicólogo, palestrante e escritor, que tem levado o nome da cidade para todo o país por meio de iniciativas transformadoras em prol da saúde mental. Nascido e criado em Uberlândia, Leonardo é amplamente reconhecido como o criador da Campanha Janeiro Branco, que se tornou a maior campanha mundial sobre saúde mental e foi recentemente instituída como Lei Federal (14.556/23).


 

Com sua trajetória marcada pelo compromisso com o bem-estar emocional das pessoas, Leonardo Abrahão destaca-se não apenas por suas contribuições no campo da psicologia, mas também por sua capacidade de inspirar e capacitar novos profissionais. Um exemplo disso é o projeto "Fale Mais Sobre Isso, Agora!", por meio do qual Leonardo orienta psicólogos em todo o Brasil, ajudando-os a lançar suas obras em eventos literários de grande repercussão, como a Bienal do Livro do Rio de Janeiro e a Bienal do Livro de São Paulo.


 

No próximo mês de setembro, durante a Bienal do Livro em São Paulo, Leonardo lançará sua mais recente obra, "O que fazer quando uma pessoa começa a falar em suicídio?", um manual composto por 40 perguntas e respostas que aborda a prevenção ao suicídio de forma clara e acessível. Além de apresentar seu livro, Leonardo celebrará o lançamento de outras 25 obras de psicólogas e profissionais da saúde mental que foram mentorados por ele, consolidando sua missão de promover a saúde mental e o desenvolvimento de novos autores e projetos.

 




Sobre Leonardo Abrahão:


Natural de Uberlândia, Leonardo Abrahão tem uma trajetória marcada pela dedicação à saúde mental. Além de criar a Campanha Janeiro Branco, que já impactou milhares de pessoas em todo o Brasil, Leonardo é autor de diversos livros, incluindo "Promoção da Vida" e "Saúde Mental Enquanto Há Tempo!". Ele também é o mentor de dezenas de psicólogos que, sob sua orientação, têm desenvolvido suas próprias trajetórias como escritores. Com seu trabalho, Leonardo Abrahão tem levado o nome de Uberlândia ao conhecimento de todo o país, fortalecendo a relevância da cidade no cenário nacional da saúde mental.


 

Neste Dia do Psicólogo, Uberlândia tem motivos de sobra para se orgulhar por ser o berço da Campanha Janeiro Branco, o maior movimento brasileiro sobre saúde mental, idealizado por Leonardo Abrahão em 2014. Como um profissional comprometido com a transformação social, Leonardo tem se destacado por suas iniciativas inovadoras e sua visão humanista, impactando positivamente a saúde mental de inúmeras pessoas, tanto em sua cidade natal quanto em todo o país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte ativista

             Arte ativista Por: Clarisse da Costa Arte é um ativismo de coisas, ela vai de encontro com vários movimentos artísticos,  culturais, de diversos gêneros. Seja este movimento democrático ou não. Mas antes de eu seguir com o assunto é preciso dizer o que é arte ativista. Arte  ativista é uma expressão artística que tem como objetivo provocar reflexões e  também confrontar questões sociais. O artista usa de sua arte formas expressivas  para colocar em pauta assuntos importantes de cunho social, executando suas  manifestações de forma crítica. Entretanto, nesse meio artístico temos o termo ‘’ativismo’’ e o termo ‘’artevismo”. E  qual a diferença? Talvez não seja possível encontrar muita diferença entre os dois  termos. Primeiro que o termo “artevismo” é algo novo que não é do conhecimento  de todos. O ativismo é a ação de defender algo. O artevismo é a junção de duas  palavras, a palavra arte com a ...

Exposição em Búzios

                     E xposição em Búzios  -Na chamada da Terra, ao sentir seus rios sangrando e seus mares clamando, nasceu o projeto Mares, Rios e Cores- Dino Faria - Fragmentos Marinhos   A  Art100 Gallery , em parceria com a  Galeria N1  em Búzios, dá início à 3ª exposição da série  “Mares, Rios e Cores” . Sob a curadoria de Angela de Oliveira, a exposição tem início em 28 de julho e segue em exibição até 28 de agosto de 2024 na galeria localizada no  Shopping N1 , em Búzios - RJ. O mergulho proposto por  “Mares, Rios e Cores”  adentra as profundezas da memória e da emoção, convidando o público a explorar a conexão com a natureza por meio das obras de renomados artistas, reconhecidos por sua capacidade de capturar a essência da experiência humana. Esses artistas apresentam uma série de trabalhos que despertam sentimentos enquanto questionam a essência da identidade brasileira e global...

Moda aliada à sustentabilidade

            Moda aliada à sustentabilidade Bamou e VemVem lançam nova coleção de sapatos veganos, durante o maior festival de forró do mundo, realizado em Dunas de Itaúnas (ES), e aposta em parceria com dançarinos profissionais Tênis veganos VemVem Bamou - Crédito Baeuai O mercado têxtil, que movimenta 2,4 trilhões de dólares anuais e cresceu 5,5% ao ano na última década, enfrenta grandes desafios ambientais. De acordo com o relatório “ A New Textiles Economy: Redesigning Fashion’s Future ” da Ellen MacArthur Foundation, a cada segundo, um caminhão de sobras de tecido é descartado ou queimado, resultando em um desperdício anual de 500 bilhões de dólares. A indústria da moda é responsável por 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano, superando a aviação comercial e a indústria naval juntas. Além disso, anualmente, 85% dos têxteis vão para o lixo, agravando problemas ambientais como a produção de chorume e biogás em aterros sanitários,  ...