Pular para o conteúdo principal

• Bienal Internacional de Arte Postal chega a Brasília com selo comemorativo

 


 Com a presença de autoridades, artistas e imprensa, aconteceu no Museu dos Correios em Brasília DF, dia 25 de setembro, a abertura da Primeira Bienal Internacional de Arte Postal 2024 – Latinoamérica, El Caribe y El Mundo Unidos, na Galeria do 2° piso. Setor Comercial Sul, Edifício Apollo. Este evento tem programação para setembro no Brasil e outubro de 2024, no México.


Constou da programação no auditório do Museu dos Correios, palestra com o crítico de arte Prof. Dr. Oscar D’Ambrosio, de São Paulo SP, e lançamento do selo comemorativo da 1ª Bienal Internacional de Arte Postal 2024 Brasil – México. Ao todo a exposição conta com 178 obras postais sendo que o Brasil está expondo 52 obras. Além da ampla difusão dos trabalhos e marcas dos artistas participantes, a união de importantes comitês abriu a exposição com presença de autoridades dos dois países e comitiva de artistas locais celebrando os 190 anos e relações diplomáticas e amizade entre Brasil e México.


O lançamento e a obliteração do selo comemorativo da 1º Bienal Internacional de Arte Postal 2024 - Latinoamérica, El Caribe y El Mundo Unidos foram celebrados durante solenidade no Museu dos Correios em Brasília. A obliteração é uma espécie de ritual realizado, tradicionalmente, nos lançamentos de selos especiais, o que confere um valor simbólico ao objeto. Na prática, o selo é marcado com carimbo personalizado, ganhando singularidade. Na cerimônia o Embaixador da Costa Rica, Norman Lizano, participou da obliteração, juntamente com Francisco de Assis (Paco), presidente do Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos  Juliana Picolci Agatte a Diretora dos Correios – Planalto.

Esse projeto é liderado pelos seguintes comitês Nacionais da AIAP (Associação Internacional dos Artistas Plásticos ):- Brasil – SINAP-ESP / AIAP – Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos, – México –  ARTAC – Associación de Artistas Plásticos de México, A.C. E somam com Brasil e México, comitês de países de praticamente toda América Latina e Caribe, Europa, EUA, Japão e Coreia.


Agora em outubro as obras dos participantes estarão em exposição no México no Palácio Postal na Cidade do México. No México a coordenação se dá pela Mestra Graciela Ferreiro Robles. Crédito das fotos: Paulo Melo BSB People, Maria Alice Furtado com apoio de Malu Perlingeiro.



Serviço:

Nome da exposição: Primeira Bienal Internacional de Arte Postal
Local: Museu dos Correios – Brasília
Endereço: Setor Comercial Sul Q. 4 Edifício Apollo SCS - Asa Sul, Brasília - DF, 70304-915
Data de abertura: 25/09/2024 às 14h
Período de exposição: 25/9 a 04/11/2024
Curadoria: Prof. Dr. Oscar D´Ambrosio
Facilitadora: Stella Lopes - Pátio Galeria de Arte – Brasília
Produção Executiva: Cia Arte Cultura
Assessoria Técnica: Bossy Entretenimentos
Assessoria de imprensa: Gisele Lahoz| 17 991082421 – @giselelahoz
                                           
Jornalista MTB 76727/SP


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte ativista

             Arte ativista Por: Clarisse da Costa Arte é um ativismo de coisas, ela vai de encontro com vários movimentos artísticos,  culturais, de diversos gêneros. Seja este movimento democrático ou não. Mas antes de eu seguir com o assunto é preciso dizer o que é arte ativista. Arte  ativista é uma expressão artística que tem como objetivo provocar reflexões e  também confrontar questões sociais. O artista usa de sua arte formas expressivas  para colocar em pauta assuntos importantes de cunho social, executando suas  manifestações de forma crítica. Entretanto, nesse meio artístico temos o termo ‘’ativismo’’ e o termo ‘’artevismo”. E  qual a diferença? Talvez não seja possível encontrar muita diferença entre os dois  termos. Primeiro que o termo “artevismo” é algo novo que não é do conhecimento  de todos. O ativismo é a ação de defender algo. O artevismo é a junção de duas  palavras, a palavra arte com a ...

𝐉𝐔𝐒𝐓𝐈Ç𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐅𝐈𝐑𝐌𝐀: 𝐄𝐗-𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐀𝐃𝐎𝐑 𝐁𝐄𝐓𝐎 𝐑𝐈𝐂𝐇𝐀 É 𝐅𝐈𝐂𝐇𝐀 𝐋𝐈𝐌𝐏𝐀

    𝐉𝐔𝐒𝐓𝐈Ç𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐅𝐈𝐑𝐌𝐀: 𝐄𝐗-𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐀𝐃𝐎𝐑 𝐁𝐄𝐓𝐎 𝐑𝐈𝐂𝐇𝐀 É 𝐅𝐈𝐂𝐇𝐀 𝐋𝐈𝐌𝐏𝐀 A Justiça confirmou nesta semana que o ex-governador e atual deputado federal Beto Richa está plenamente ficha limpa. Certidões emitidas em todas as instâncias – Estadual, Federal e Eleitoral – comprovam que não há qualquer condenação que o torne inelegível, garantindo sua total aptidão para disputar futuras eleições. Richa, que atualmente representa o Paraná na Câmara dos Deputados, foi o único governador a visitar todos os 399 municípios do estado por duas vezes, aproximando a gestão estadual das comunidades e promovendo investimentos em áreas como infraestrutura, educação e saúde. As últimas pesquisas eleitorais colocam Beto Richa em segundo lugar na corrida para o Governo do Paraná em 2026, atrás apenas de Sergio Moro, demonstrando sua força e relevância no cenário político estadual. Fotos: Divulgação Fonte: Blog Revista Total

Exposição em Búzios

                     E xposição em Búzios  -Na chamada da Terra, ao sentir seus rios sangrando e seus mares clamando, nasceu o projeto Mares, Rios e Cores- Dino Faria - Fragmentos Marinhos   A  Art100 Gallery , em parceria com a  Galeria N1  em Búzios, dá início à 3ª exposição da série  “Mares, Rios e Cores” . Sob a curadoria de Angela de Oliveira, a exposição tem início em 28 de julho e segue em exibição até 28 de agosto de 2024 na galeria localizada no  Shopping N1 , em Búzios - RJ. O mergulho proposto por  “Mares, Rios e Cores”  adentra as profundezas da memória e da emoção, convidando o público a explorar a conexão com a natureza por meio das obras de renomados artistas, reconhecidos por sua capacidade de capturar a essência da experiência humana. Esses artistas apresentam uma série de trabalhos que despertam sentimentos enquanto questionam a essência da identidade brasileira e global...