Pular para o conteúdo principal

A Editora e Gráfica Mesquita Brasil e a Revista Total apresentam uma proposta inovadora sobre o autismo no 8º Congresso da Amupe

 A Editora e Gráfica Mesquita Brasil e a Revista Total apresentam uma proposta inovadora sobre o autismo no 8º Congresso da Amupe




A Editora e Gráfica Mesquita Brasil e a Revista Total, marcou presença com um stand de destaque no 8º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), realizado de 28 a 30 de abril, sob a presidência do prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia. O evento reuniu gestores municipais de todas as regiões do Estado em um ambiente de troca de experiências e construção de políticas públicas para os novos desafios da sociedade contemporânea.

A grande novidade levada pela REVISTA TOTAL, presidida por Marcelo Mesquita, foi a apresentação de uma abordagem inédita sobre o autismo, por meio do lançamento do livro “O autismo e a Interação Social: como desenvolver uma criança saudável na Era Digital”, de autoria do pesquisador e professor Nilton Pereira da Cunha. A obra inaugura a entrada da editora no mercado literário e propõe uma análise profunda sobre o aumento dos diagnósticos de autismo entre as crianças da geração Z (1995-2010) e da geração Alpha (2010-2025).

Segundo os dados mais recentes, 1 em cada 36 crianças nascidas nesta última geração já recebe diagnóstico de autismo. Se essa curva se mantiver, a previsão para a geração Beta, é ainda mais alarmante: 1 em cada 12 crianças poderá apresentar o transtorno. Diante desse cenário, o livro traz um alerta urgente sobre a necessidade de políticas públicas preventivas e de uma abordagem interdisciplinar, que envolve os três fatores de igual importância: o genético, o ambiente humano e o neurobiológico.

O autor destaca que a transição da sociedade analógica para a sociedade híbrida provocou não apenas transformações sociais, mas também alterações biológicas e neurológicas, exigindo um novo olhar sobre o desenvolvimento humano, e, sobretudo, o infantil na Era Digital.




Durante o Congresso, prefeitos e prefeitas de diversos municípios visitaram o stand da Editora Mesquita Brasil e da Revista Total, para conhecer o projeto e dialogar sobre possíveis estratégias locais de prevenção e conscientização. Entre os gestores que prestigiaram a proposta e se mostraram abertos a levar o livro e a palestra para seus municípios, estão: Nêgo do Mercado (Capoeiras), Rodrigo Pinheiro (Caruaru), Carol Jordão (Ribeirão), Jeyson Cavalcanti (Primavera), Sivaldo Albino (Garanhuns), Márcia Conrado (Serra Talhada), Elias Batista (Pombos), Fabiano Marques (Petrolândia), Orlando Jorge (Limoeiro) e Carlos Santana (Ipojuca), entre outros.


Esses municípios, agora, se colocam na vanguarda de uma mobilização que busca não apenas tratar, mas prevenir o autismo em suas formas mais leves.

A Editora e Gráfica Mesquita Brasil e a Revista Total agradecem a todos os gestores que demonstraram interesse e sensibilidade diante de um dos temas mais urgentes da atualidade. Parabenizamos também a Amupe, pela figura de seu presidente, Marcelo Gouveia, pela realização de um evento que fortalece o municipalismo e abre espaço para iniciativas transformadoras como essa. Em tempos de uma sociedade híbrida, pensar no futuro das nossas crianças é uma responsabilidade coletiva e inadiável.


Acreditamos, por fim, que os demais gestores municipais, estaduais e também a União se engajarão nessa luta, que não pode mais ser adiada. Diante dos dados que projetaram um futuro preocupante, é preciso começar agora. O tempo de agir é já.


Fotos: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte ativista

             Arte ativista Por: Clarisse da Costa Arte é um ativismo de coisas, ela vai de encontro com vários movimentos artísticos,  culturais, de diversos gêneros. Seja este movimento democrático ou não. Mas antes de eu seguir com o assunto é preciso dizer o que é arte ativista. Arte  ativista é uma expressão artística que tem como objetivo provocar reflexões e  também confrontar questões sociais. O artista usa de sua arte formas expressivas  para colocar em pauta assuntos importantes de cunho social, executando suas  manifestações de forma crítica. Entretanto, nesse meio artístico temos o termo ‘’ativismo’’ e o termo ‘’artevismo”. E  qual a diferença? Talvez não seja possível encontrar muita diferença entre os dois  termos. Primeiro que o termo “artevismo” é algo novo que não é do conhecimento  de todos. O ativismo é a ação de defender algo. O artevismo é a junção de duas  palavras, a palavra arte com a ...

Exposição em Búzios

                     E xposição em Búzios  -Na chamada da Terra, ao sentir seus rios sangrando e seus mares clamando, nasceu o projeto Mares, Rios e Cores- Dino Faria - Fragmentos Marinhos   A  Art100 Gallery , em parceria com a  Galeria N1  em Búzios, dá início à 3ª exposição da série  “Mares, Rios e Cores” . Sob a curadoria de Angela de Oliveira, a exposição tem início em 28 de julho e segue em exibição até 28 de agosto de 2024 na galeria localizada no  Shopping N1 , em Búzios - RJ. O mergulho proposto por  “Mares, Rios e Cores”  adentra as profundezas da memória e da emoção, convidando o público a explorar a conexão com a natureza por meio das obras de renomados artistas, reconhecidos por sua capacidade de capturar a essência da experiência humana. Esses artistas apresentam uma série de trabalhos que despertam sentimentos enquanto questionam a essência da identidade brasileira e global...

Moda aliada à sustentabilidade

            Moda aliada à sustentabilidade Bamou e VemVem lançam nova coleção de sapatos veganos, durante o maior festival de forró do mundo, realizado em Dunas de Itaúnas (ES), e aposta em parceria com dançarinos profissionais Tênis veganos VemVem Bamou - Crédito Baeuai O mercado têxtil, que movimenta 2,4 trilhões de dólares anuais e cresceu 5,5% ao ano na última década, enfrenta grandes desafios ambientais. De acordo com o relatório “ A New Textiles Economy: Redesigning Fashion’s Future ” da Ellen MacArthur Foundation, a cada segundo, um caminhão de sobras de tecido é descartado ou queimado, resultando em um desperdício anual de 500 bilhões de dólares. A indústria da moda é responsável por 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano, superando a aviação comercial e a indústria naval juntas. Além disso, anualmente, 85% dos têxteis vão para o lixo, agravando problemas ambientais como a produção de chorume e biogás em aterros sanitários,  ...