Pular para o conteúdo principal

Documentário “Othelo, O Grande” será exibido em Uberlândia

  Documentário “Othelo, O Grande” será exibido em Uberlândia


O produtor Ailton Franco Júnior e Pratinha um dos filhos do ator, participam de debate pós exibição





Dentro da Programação do Projeto Uberlândia na Rota das Culturas será exibido, no dia 30 de maio, “Othelo, O Grande”, filme que levou o Prêmio Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio, em sua estreia mundial na Mostra Competitiva da Première Brasil, e ainda, participou do 13th BlackStar Film Festival nos Estados Unidos.


Após a exibição acontecerá um debate com o produtor, Ailton Franco Júnior e com um dos filhos de Grande Otelo, Sebastião Bernardes de Sousa Prata, o Pratinha. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira.





O uberlandense Grande Otelo foi um dos mais brilhantes atores brasileiros do século XX. Negro, órfão e neto de escravizados, ele desafiou o racismo estrutural ao eternizar seus personagens no cinema e na TV, abrindo caminhos para as futuras gerações de artistas negros. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira.


Narrado em primeira pessoa, "Othelo, O Grande", tem também participação especial da atriz Zezé Motta como narradora e traz imagens raras de arquivo, feitas em pesquisas na Cinemateca Brasileira – e em vários outros arquivos no Brasil e nos EUA –, que revelam diferentes facetas do artista ao grande público e o apresentam para as novas gerações. Otelo trabalhou com cineastas como Orson Welles, Joaquim Pedro de Andrade, Werner Herzog, Júlio Bressane, Marcel Camus e Nelson Pereira dos Santos, entre tantos outros e usou esse espaço para moldar sua própria narrativa e discutir o racismo institucional que o assombrou por oito décadas, duas ditaduras e mais de uma centena de filmes.





O filme terá uma única exibição, no auditório da Sociedade Médica de Uberlândia, localizado na Avenida Cesário Alvim, 2, Centro, às 20 horas. Os ingressos estão à venda no site Megabilheteria (https://megabilheteria.com/evento?id=20250312112631)  na loja Inclusive Brechó e na escola Supera Ginástica Para o Cérebro.




 

SERVIÇO:

Exibição do filme: Othelo, O Grande

Data: 30 de maio – Sexta – 20h

Local: Sociedade Médica de Uberlândia (Avenida Cesário Alvim, 2, Centro)

Os ingressos, com valores de R$15,00 e R$30,00, estão à venda no site Megabilheteria https://megabilheteria.com/evento?id=20250312112631  na loja Inclusive Brechó (Av. Cesário Alvim, 396) e na escola Supera Ginástica Para o Cérebro (Av. Raulino Cotta Pacheco, 307).

Gênero: Documentário

Duração: 82 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte ativista

             Arte ativista Por: Clarisse da Costa Arte é um ativismo de coisas, ela vai de encontro com vários movimentos artísticos,  culturais, de diversos gêneros. Seja este movimento democrático ou não. Mas antes de eu seguir com o assunto é preciso dizer o que é arte ativista. Arte  ativista é uma expressão artística que tem como objetivo provocar reflexões e  também confrontar questões sociais. O artista usa de sua arte formas expressivas  para colocar em pauta assuntos importantes de cunho social, executando suas  manifestações de forma crítica. Entretanto, nesse meio artístico temos o termo ‘’ativismo’’ e o termo ‘’artevismo”. E  qual a diferença? Talvez não seja possível encontrar muita diferença entre os dois  termos. Primeiro que o termo “artevismo” é algo novo que não é do conhecimento  de todos. O ativismo é a ação de defender algo. O artevismo é a junção de duas  palavras, a palavra arte com a ...

Exposição em Búzios

                     E xposição em Búzios  -Na chamada da Terra, ao sentir seus rios sangrando e seus mares clamando, nasceu o projeto Mares, Rios e Cores- Dino Faria - Fragmentos Marinhos   A  Art100 Gallery , em parceria com a  Galeria N1  em Búzios, dá início à 3ª exposição da série  “Mares, Rios e Cores” . Sob a curadoria de Angela de Oliveira, a exposição tem início em 28 de julho e segue em exibição até 28 de agosto de 2024 na galeria localizada no  Shopping N1 , em Búzios - RJ. O mergulho proposto por  “Mares, Rios e Cores”  adentra as profundezas da memória e da emoção, convidando o público a explorar a conexão com a natureza por meio das obras de renomados artistas, reconhecidos por sua capacidade de capturar a essência da experiência humana. Esses artistas apresentam uma série de trabalhos que despertam sentimentos enquanto questionam a essência da identidade brasileira e global...

Moda aliada à sustentabilidade

            Moda aliada à sustentabilidade Bamou e VemVem lançam nova coleção de sapatos veganos, durante o maior festival de forró do mundo, realizado em Dunas de Itaúnas (ES), e aposta em parceria com dançarinos profissionais Tênis veganos VemVem Bamou - Crédito Baeuai O mercado têxtil, que movimenta 2,4 trilhões de dólares anuais e cresceu 5,5% ao ano na última década, enfrenta grandes desafios ambientais. De acordo com o relatório “ A New Textiles Economy: Redesigning Fashion’s Future ” da Ellen MacArthur Foundation, a cada segundo, um caminhão de sobras de tecido é descartado ou queimado, resultando em um desperdício anual de 500 bilhões de dólares. A indústria da moda é responsável por 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano, superando a aviação comercial e a indústria naval juntas. Além disso, anualmente, 85% dos têxteis vão para o lixo, agravando problemas ambientais como a produção de chorume e biogás em aterros sanitários,  ...